A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), sediada na Califórnia (EUA), confirmou que o longa-metragem brasileiro “Ainda Estou Aqui” é um dos elegíveis para a categoria de “Melhor Filme Internacional” do Oscar. De acordo com a revista Variety, no total, são 31 longas-metragens de animação, 169 documentários e 85 longas-metragens internacionais, incluindo “Ainda Estou Aqui”.
Dirigido por Walter Salles, o longa ‘Ainda estou Aqui’ narra a vida da família Paiva – a mãe, Eunice, e os cinco filhos – após o desaparecimento do marido de Eunice, o deputado Rubens Paiva, preso, torturado e morto pela Ditadura Militar (1964-1985).
O filme tinha sido vencedor do prêmio de “Melhor Roteiro” no Festival de Cinema de Veneza. Também foi um sucesso de bilheterias. A produção já ultrapassou a marca de 1 milhão de espectadores nos cinemas e arrecadou mais de R$ 23,5 milhões em bilheteria.
No Brasil, o filme estreou nos dias 7 de novembro. As listas com os pré-selecionados nas principais categorias saem dia 17 de dezembro. Depois, a lista oficial de indicados será anunciada no dia 17 de janeiro de 2025. A cerimônia de premiação acontece no dia 2 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos (com Abr).