Brasil, 21 de novembro de 2024
Siga Nossas Redes
Internacional

Banana presa a parede com fita adesiva é arrematada por R$ 35,8 milhões em leilão em Nova Iorque

Publicado em atualizado às 14:04

Uma banana foi leioloada por milhões de dólares em Nova Iorque. É isso mesmo: a banana presa a uma parede com fita adesiva do artista conceitual italiano Maurizio Cattelan causou sensação no mercado de arte nova-iorquino na última quarta-feira (20) e foi arrematada pelo empresário sino-americano Justin Sun, fundador da plataforma de criptomoedas Tron. Intitulada Comediante, a peça foi adquirida por impressionantes 6,2 milhões de dólares (cerca de 35,8 milhões de reais).

O leilão aconteceu na tradicional Sotheby’s, onde sete compradores disputaram a obra. O valor inicial de 800 mil dólares escalou rapidamente, até alcançar 5,2 milhões de dólares – ou 6,2 milhões com as comissões. Após o martelo ser batido, Sun confirmou a aquisição e declarou, em comunicado, que a obra vai além de ser arte: “Ela simboliza a convergência entre o mundo da arte, os memes e a comunidade de criptomoedas.”

Sun ainda prometeu “comer pessoalmente a banana” como parte de uma experiência artística, destacando seu impacto na história da arte e na cultura pop.

A Sotheby’s estimava um valor entre 1 milhão e 1,5 milhão de dólares (de 5,7 a 8,6 milhões de reais) para a obra. Além disso, os termos de venda incluem instruções para substituir a fruta, garantindo a preservação do conceito.

Uma das cópias da peça foi doada ao Museu Guggenheim, em Nova York. Com Comediante, Cattelan superou em valor outra obra leiloada no evento, Oval Office (Study), do ícone da Pop Art Roy Lichtenstein, vendida por 4,2 milhões de dólares (24 milhões de reais).