Há consenso sobre o fraco desempenho dos três senadores por Goiás: Vanderlan Cardoso (PSD), Jorge Kajuru (PSB) e Wilder Morais (PL). Nunca os goianos tiveram uma representação tão débil no Senado Não há nada a se destacar da atuação do trio, que está passando pela mais alta Casa Legislativa do país sem deixar qualquer rastro.
Dos três senadores, contudo, Wilder Morais é o mais inexpressivo. Vanderlan Cardoso pelo menos preside a Comissão de Economia e às vezes consegue algum destaque. Jorge Kajuru, que encarna um perfil pitoresco, também ganha holofote com uma ou outra ação estapafúrdia. Wilder Morais nem isso consegue: é de longe o pior senador da história de Goiás.
A atuação parlamentar de Wilder é vergonhosa e se restringe a aplaudir as sandices do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos senadores de extrema-direita. Fora isso, nada. Do ponto de vista político, também é um desastre. Nas eleições municipais em Goiás, ele e Bolsonaro saíram-se muito mal: foram surrados pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e colecionaram derrotas históricas em Goiânia e Aparecida de Goiânia. O PL bolsonarista elegeu pouco mais de 20 prefeitos no Estado.
Wilder já consumiu dois de mandato de senador e até hoje não disse a que veio. E, pelo jeito, nem vai dizer no resto do mandato.