Brasil, 21 de novembro de 2024
Siga Nossas Redes
Internacional

Deportação em massa de Trump deve atingir 230 brasileiros nos EUA

Publicado em

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump , anunciou neste domingo (11) que o oficial da imigração Tom Homan assumirá o cargo de supervisor das fronteiras nacionais em seu novo governo. Na prátca, Homan será o deportador-mor do governo americano. Cerca de 230 mil brasileiros podem ser expulsos dos EUA pela política de migração de Trump.

“Tenho o prazer de anunciar que o ex-diretor do ICE e defensor do controle de fronteiras, Tom Homan, se unirá ao governo Trump, como responsável pelas fronteiras da nossa nação (‘O Czar da Fronteira’)”, publicou Trump em sua rede social Truth Social. “Eu conheço Tom há muito tempo e não há ninguém melhor para policiar e controlar nossas fronteiras”, acrescentou. ICE é a sigla da agência americana de imigração e alfândega dos Estados Unidos.

O presidente eleito, de 78 anos, prometeu começar no primeiro dia de seu novo mandato a maior operação de deportação em massa de migrantes sem documentos da história dos Estados Unidos.

Se o republicano cumprir sua promessa, estima-se que 230 mil brasileiros sejam expulsos dos EUA , segundo um levantamento do Pew Research Center. O número é referente ao ano de 2022, que inclui um aumento de 30 mil em relação a 2021.

A deportação em massa prometida por Trump afetaria cerca de 11 milhões de imigrantes ilegais, segundo estimativa da revista Time. A medida pode custar ao governo mais de US$ 967,9 bilhões (R$ 5,5 trilhões), conforme o relatório do Conselho Americano de Imigração.