Brasil, 22 de novembro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiás

TCE-GO vai avaliar eficiência e qualidade das ações do governo de Goiás

Publicado em

O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) lançou hoje (6/nov) o Índice de Efetividade da Gestão Estadual (IEGE-GO), destinado a avaliar a eficiência e a qualidade da administração pública estadual. A ferramenta utilizará questionários para gerar dados históricos que permitirão monitorar a efetividade da gestão em várias dimensões ao longo do tempo.

Na abertura do evento, a Conselheira Carla Santillo enfatizou a importância da participação dos gestores na validação dos critérios do índice. Segundo ela, o IEGE-GO ajudará o Estado a identificar áreas de melhoria, visando a destinação de recursos públicos para ações de qualidade em benefício do cidadão.

O IEGE-GO terá indicadores em áreas estratégicas como educação, saúde, segurança pública, meio ambiente, economia, gestão fiscal e planejamento. Desenvolvido em parceria com a Rede Nacional de Indicadores Públicos (Rede Indicon), o TCE-GO adaptou a ferramenta às especificidades de Goiás, com apoio do Instituto Verbena da Universidade Federal de Goiás e gestores estaduais.

O secretário de Controle Externo do TCE-GO, Sérvio Túlio Teixeira, destacou que o índice é uma ferramenta diagnóstica para orientar a gestão a cada ciclo, refletindo uma nova era de controle externo voltada para a efetividade do gasto público.

A diretora-executiva do Instituto Verbena ressaltou o valor da colaboração acadêmica. O professor Mário Ernesto Diaz, da UFG, explicou a metodologia usada. Os auditores Rodrigo Cruvinel, Cristiano Reis e Ana Carolina Rauta de Souza apresentaram o cronograma do índice, que terá aplicação bienal e culminará em relatórios com recomendações para o Poder Executivo.