Brasil, 21 de novembro de 2024
Siga Nossas Redes
Internacional

Kamala lidera com 51% em pesquisa divulgada nesta segunda-feira (4), véspera da eleição nos EUA

Publicado em atualizado em 05/11/2024 às 10:55

O último levantamento PBS News/NPR/Marist, divulgado nesta segunda-feira, 4, véspera da eleição presidencial nos Estados Unidos, aponta uma vantagem de quatro pontos percentuais para Kamala Harris, atual vice-presidente do país, contra o ex-presidente Donald Trump.

A candidata do partido Democrata alcançou o apoio nacional de 51% dos entrevistados, contra 47% de Trump. O apoio para representantes de partidos independentes é de 2%, com margem de erro de 3,5 pontos.

Na pesquisa anterior, feita em parceria da PBS News/NPR/Marist no início de outubro, dois pontos percentuais separavam Harris (50%) de Trump (48%).

Eleições EUA 2024: Harris lidera pesquisa entre mulheres, mas Trump estreita lacuna

Apesar de ainda ser liderança no eleitorado feminino, a vantagem de Harris contra Trump diminuiu nesse demográfico. A diferença de gênero era de 34 pontos há um mês, mas agora é de 15 pontos.

Entre os eleitores caucasianos, Trump (54%) está à frente de Harris (45%) por nove pontos percentuais. Já Harris (63%) está na liderança contra o ex-presidente (34%) por 29 pontos entre eleitores não-brancos.

A campanha presidencial de 2024 foi cheia de reviravoltas incomuns”, disse em nota o Dr. Lee M. Miringoff, diretor do Marist Institute for Public Opinion. “Harris está bem posicionada para levar o voto popular para presidente, mas precisa percorrer um caminho estreito para atingir 270 no Colégio Eleitoral”.

Confira como funciona o processo eleitoral, de acordo com o Usa.gov:

  • Depois de votar para presidente, o voto vai para uma contagem estadual. Em 48 estados e Washington, D.C. (capital dos EUA), o vencedor obtém todos os votos eleitorais para aquele estado. Maine e Nebraska atribuem seus eleitores usando um sistema proporcional.
  • Um candidato precisa do voto de pelo menos 270 delegados — mais da metade de todos os delegados — para vencer a eleição presidencial.
  • Na maioria dos casos, um vencedor é projetado na noite da eleição em novembro, depois do fechamento das urnas. Mas a votação real do Colégio Eleitoral acontece em meados de dezembro, quando os eleitores se reúnem em seus estados.