Brasil, 22 de novembro de 2024
Siga Nossas Redes
Política

Fiasco eleitoral de Vanderlan em Goiás irrita cúpula nacional do PSD e coloca corda no pescoço do senador

Publicado em

O senador Vanderlan Cardoso pode estar prestes a perder o comando do PSD em Goiás. A cúpula nacional do partido, cujo mandachuva é Gilberto Kassab, colocou Vanderlan na frigideira depois do péssimo desempenho da legenda no estado. O PSD exibiu força nas eleições ao eleger 878 prefeitos, emplacando o maior número de prefeituras no país.

Na contramão do desempenho nacional, o PSD em Goiás teve um desempenho eleitoral pífio. A legenda só elegeu três dos 246 prefeitos goianos. Em Goiânia, além de não ter feito nenhum vereador, o PSD foi um verdadeiro fiasco na disputa pela prefeitura: candidato a prefeito pelo partido, Vanderlan obteve minguados 6,5% dos votos, ficando à frente somente dos lanternas Rogério Cruz (SD) e Professor Pantaleão (UP). 

Para completar, o PSD ainda amargou a derrota de Izaura Cardoso, mulher de Vanderlan, que perdeu feio na disputa pela Prefeitura de Senador Canedo, cidade onde o senador foi prefeito por duas vezes. Ou seja, Vanderlan não só afundou o partido em Goiás, mas possivelmente comprometeu até mesmo uma eventual reeleição ao Senado.

Diante do fracasso eleitoral do PSD goiano, o presidente nacional do partido vem emitindo sinais de que o ciclo de Vanderlan já venceu em Goiás e que a legenda precisa se reestruturar no estado. Entre as hipóteses levantadas, a mais factível seria uma composição com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e apoio à candidatura de Daniel Vilela (MDB) ao governo em 2026.

Um fato, porém, é incontornável: Vanderlan já é carta fora do baralho em Goiás para o PSD nacional. Resta saber como e quando a cabeça do senador vai rolar na guilhotina do pragmático Kassab.