O presidente argentino, Javier Milei, demitiu nesta quarta-feira (30) a ministra das Relações Exteriores, Diana Mondino, após a Argentina votar na ONU pela suspensão do embargo a Cuba, conforme informou Manuel Adorni, porta-voz da Presidência, à Reuters.
Adorni, em sua conta na rede social X, anunciou que Gerardo Werthein, atual embaixador argentino nos Estados Unidos, substituirá Mondino como ministro das Relações Exteriores.
Mondino, uma das primeiras integrantes confirmadas no gabinete de Milei após sua eleição, teve um papel relevante na reaproximação diplomática com países como Brasil e China.
“Orgulhosa de um governo que não apoia ditadores. Viva Cuba Livre”, comentou a parlamentar Sabrina Ajmechet na rede social X, em uma postagem compartilhada por Milei.
Segundo o canal Todo Noticias, Milei soube do voto da Argentina a favor da suspensão do embargo durante uma ligação telefônica de Werthein, enquanto almoçava.
Na quarta-feira, a Assembleia Geral da ONU pediu que os Estados Unidos acabem com o embargo comercial imposto a Cuba, que enfrenta sua pior crise econômica em décadas, com escassez de produtos básicos e colapso na infraestrutura.
A resolução, de caráter não vinculativo, foi aprovada por ampla maioria, com 187 votos a favor e apenas dois contra, dos EUA e Israel, enquanto a Moldávia se absteve.
Werthein, o novo chanceler de 68 anos, é veterinário e renomado empresário argentino, tendo presidido o Comitê Olímpico Argentino (COA) entre 2009 e 2021.