Brasil, 04 de abril de 2025
Siga Nossas Redes
Cultura

Pianista Arthur Moreira Lima morre em Florianópolis aos 84 anos

Publicado em atualizado às 22:26

Arthur Moreira Lima, um dos maiores pianistas do Brasil, morreu no início da noite desta quarta-feira (30), em Florianópolis, aos 84 anos Ele estava internado há um ano no Hospital Imperial de Caridade, enfrentando um câncer de intestino, conforme informaram seus familiares.

Nascido no Rio de Janeiro em 1940, Moreira Lima dedicou mais de 70 anos ao piano, construiu uma carreira marcada por conquistas e prestígio mundial. Reconhecido por sua habilidade e sensibilidade musical, conquistou prêmios internacionais e realizou concertos memoráveis nas mais renomadas salas de espetáculo do planeta.

Ao longo de sua trajetória, gravou mais de 60 discos e colaborou com orquestras de prestígio como as filarmônicas de Leningrado, Moscou e Varsóvia, além das sinfônicas de Berlim, Viena e Praga. Atuou ainda com a BBC de Londres e a Orquestra National da França, levando o nome do Brasil aos palcos globais.

O pianista residia em Florianópolis desde 1993, onde em 2003 recebeu o título de Cidadão Honorário, em reconhecimento à sua contribuição para a cultura local. Em uma de suas últimas aparições, em setembro deste ano, Moreira Lima participou virtualmente de uma cerimônia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), quando foi homenageado com o título de doutor honoris causa, uma distinção que celebrou sua excelência artística e seu papel na democratização da música clássica.