Brasil, 22 de novembro de 2024
Siga Nossas Redes
Video

Inundações na Espanha causam mortes e destroem estradas e ferrovias

Publicado em atualizado às 21:34

Ao menos 95 pessoas morreram nas inundações provocadas pelas chuvas torrenciais principalmente na região de Valência, sudeste da Espanha, que gerou caos em muitas localidades isoladas às quais os serviços de emergência tentam acessar nesta quarta-feira (30,) para socorrer as vítimas.

Valência era a região mais crítica para os serviços de emergência nesta quarta-feira, com estradas destruídas e áreas isoladas e sem serviços de telefonia ou eletricidade, o que gera temores de um balanço de vítimas ainda maior.

“Estou preocupada porque minha irmã mora na área de Turís e não tivemos notícias dela desde as cinco da tarde de ontem”, declarou uma mulher identificada como Miriam à televisão pública TVE.

“Está chovendo sem parar há 10 horas (…) Estamos isolados, não é possível acessar parte da cidade. As estradas estão todas cortadas, as pontes estão partidas”, disse à AFPTV José Manuel Rellán, um morador da cidade valenciana de Ribarroja de Turia.

Emergência continua

Imagens impactantes registradas mostram torrentes de água devastando ruas e arrastando automóveis.

A agência meteorológica estatal Aemet registrou “acúmulos extraordinários” de chuva, com alguns municípios recebendo 300 mm de água por metro quadrado em apenas algumas horas, “praticamente o que pode chover em um ano inteiro”, disse na rede social X.

O primeiro-ministro do país, Pedro Sánchez, que visitará a área afetada na quinta-feira, pediu aos moradores para que não baixassem a guarda ao passo que a emergência “continua”.

Veja: