Brasil, 21 de novembro de 2024
Siga Nossas Redes
Política

Wilder de Morais é o grande derrotado nas eleições de 2024 em Goiás

Publicado em atualizado às 16:37

Presidente regional do PL, o senador Wilder Pedro de Morais foi o maior derrotado nas eleições de 2024 em Goiás. A legendao conseguiu eleger apenas 19 prefeitos em 246 municípios e perdeu o segundo turno em Goiânia e Aparecida de Goiânia, mesmo com a presença ostensiva do ex-presidente Jair Bolsonaro no Estado. Um fiasco monumental.

A maioria dos prefeitos eleitos pelo PL tende a se alinhar com a base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e do vice Daniel Vilela (MDB), que juntos elegeram quase 200 prefeitos. Exemplos disso são os prefeitos de Anápolis, que sinaliza filiação ao MDB devido à forte relação com Daniel, e de Morrinhos, Maycllyn Carneiro, que deve buscar abrigo no União Brasil para garantir a viabilidade de sua gestão junto ao governo estadual.

O desempenho insatisfatório de Wilder pode prejudicar suas aspirações de ser candidato a governador em 2026. A falta de consistência eleitoral, somada ao envolvimento do deputado federal Gustavo Gayer, figura central do bolsonarismo em Goiás, em um escândalo de corrupção investigado pela Polícia Federal, sugere o enfraquecimento do PL no Estado.