Brasil, 23 de novembro de 2024
Siga Nossas Redes
Política

Marketing aloprado no 2º turno afunda campanha e põe fim à carreira de Alcides em Aparecida

Publicado em

Os equívocos foram tantos na campanha do deputado federal Professor Alcides (PL), candidato bolsonarista derrotado à Prefeitura de Aparecida de Goiânia, que fica difícil apontar uma única causa para o fiasco eleitoral. O que salta aos olhos dos especialistas, no entanto, é a má qualidade do seu marketing eleitoral . Se já era ruim no primeiro turno, no segundo se tornou desastroso.

Os estrategistas aloprados contratados por Alcides pareceram, de fato, trabalhar contra ele. Não houve um único acerto. Além de anularem suas chances de vitória, acabaram transformando o candidato do PL no “vilão número 1” de Aparecida. Graças à sua equipe de marketing, Alcides não apenas perdeu a eleição, mas praticamente sepultou sua carreira política.

O passivo político que o professor terá que enfrentar é imenso, começando pelos problemas empresariais e fiscais que emergiram durante a campanha. O Banco do Brasil está leiloando a sede do seu centro universitário, a Unifan. A Receita Federal enviou auditores para que ele quite os impostos federais devidos, já que seu nome figura entre os 10 políticos maiores devedores da União. Há também uma volumosa dívida fiscal acumulada junto à Prefeitura de Aparecida.

Na esfera criminal, Alcides também enfrenta um inquérito da Polícia Civil de Goiás para apurar seu envolvimento no comércio ilegal de cadáveres para o curso de Medicina da Unifan. Além disso, existem denúncias de venda de vagas em suas faculdades e acusações graves de pedofilia, assédio e agressões verbais a mulheres.

Para complicar ainda mais, Alcides precisa derrubar a inelegibilidade até 2028 resultante do Processo Administrativo (PAD) que culminou em sua demissão da Secretaria Estadual de Educação, onde recebia salário sem trabalhar por anos como professor, configurando-se como ficha suja.

Com esse histórico de problemas, agravados pela falta de respostas no primeiro turno pela ausência em sabatinas e debates, é improvável — para não dizer impossível — que Alcides consiga limpar sua imagem e se manter na vida pública. Em resumo: para Alcides, o sonho de ser prefeito de Aparecida de Goiânia virou um verdadeiro pesadelo.