O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para tempestades e chuvas intensas que devem afetar treze estados e o Distrito Federal até a manhã de sexta-feira (25). O centro-sul do país está sob alerta amarelo devido às chuvas, com acumulados variando entre 20 e 30 mm por hora. Os ventos, embora de baixa intensidade, devem atingir entre 40 e 60 km/h. O aviso é válido até às 9h de amanhã para os estados de Rondônia, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, além de algumas cidades no sul do Tocantins.
A região Sul, por sua vez, enfrentará condições mais severas, incluindo risco de granizo e ventos que podem alcançar até 100 km/h. Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul estão em alerta laranja para tempestades até o meio-dia de sexta-feira (25). As chuvas nessa área podem acumular até 100 mm por dia, e as rajadas de vento podem variar de 60 a 100 km/h, resultando em riscos de alagamentos, cortes de energia, queda de árvores e danos às plantações.
Além disso, as regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro estão sob alerta amarelo para tempestades até às 10h de sexta-feira (25), com previsão de acumulados de até 50 mm por dia, ventos intensos e possibilidade de queda de granizo.
A população é orientada a ficar atenta às previsões e a tomar precauções para evitar danos e acidentes durante esse período, desligando aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).