Brasil, 23 de novembro de 2024
Siga Nossas Redes
Internacional

Brasil veta entrada da Venezuela no Brics

Publicado em

O Brasil vetou informalmente a entrada da Venezuela no Brics, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo. O governo de Nicolás Maduro estava buscando uma vaga na nova categoria de associação apresentada durante a 16ª reunião do grupo, realizada em Kazan, na Rússia.

Conforme o jornal, 12 países deverão receber convite para se juntar ao Brics, incluindo Cuba, Bolívia, Indonésia, Malásia, Uzbequistão, Cazaquistão, Tailândia, Nigéria, Uganda, Turquia e Belarus.

Celso Amorim, ex-chanceler e atual assessor internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já havia se manifestado contra a inclusão da Venezuela no grupo. Em entrevista à CNN Brasil, Amorim afirmou: “Não sou a favor da entrada da Venezuela. Acho que é preciso cautela. Não adianta encher o Brics de países, ou corremos o risco de transformá-lo em algo semelhante ao G77”. Ele também destacou que a entrada de novos países deve ser bem analisada, considerando suas contribuições estratégicas, especialmente em um momento de conflitos globais em potencial.

Nos últimos meses, o presidente Lula adotou uma postura mais crítica em relação à Venezuela. Ele não reconheceu a vitória de Nicolás Maduro nas eleições de 28 de julho e solicitou que Caracas apresentasse as atas eleitorais.

(Com informações da Ansa)