O governador Ronaldo Caiado exaltou a segurança pública goiana, ao participar da formatura do 21º Curso Operacional das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), nesta quinta-feira (17/10), no Batalhão de Rotam, em Goiânia.
A cerimônia, que contou com a presença do vice-governador Daniel Vilela, marcou a conclusão do curso que teve início em 6 de junho, com 64 alunos da turma que leva o nome do governador. Após 133 dias de instrução, 45 novos policiais receberam o certificado de conclusão e agora estão aptos para servir na força de segurança.
“Todos os dias eu cobro o nosso secretário da Segurança Pública (Renato Brum) para que acredite e invista na especialização de cada um de vocês. Quanto mais tivermos batalhões especializados, melhor será a desenvoltura no combate ao crime”.
“A regra é clara, bandido não cresce em Goiás, aqui bandido não manda em nenhum palmo de terra e isso foi construído com o avanço que temos na qualificação dos nossos policiais”, enfatizou Caiado.
Durante a cerimônia, o governador destacou a importância da formação dos novos membros.
“Movidos pela perseverança dos bravos, pela humildade dos heróis e pela fé, tornaram-se invencíveis”, afirmou Caiado, referindo-se ao empenho dos formandos.
De acordo com o vice-governador Daniel Vilela, a Polícia Militar é o orgulho dos goianos e a Rotam representa a elite da corporação em razão da eficiência e coragem.
“Quero dar as boas-vindas a todos vocês que se tornaram integrantes da melhor Polícia Militar do Brasil que, apesar dos desafios, chegaram até aqui fortes e resilientes. Goiás sempre continuará valorizando e buscando dar as melhores condições de trabalho para as nossas forças continuarem sendo a referência nacional que somos hoje”, ressaltou.
O Curso Operacional de Rotam, instituído em 2002, é responsável pela especialização de policiais militares para a atuação em patrulhamento tático especial. Desde sua criação, já formou 723 policiais de 23 estados brasileiros, consolidando-se como uma referência nacional em treinamento especializado, focando no combate a crimes complexos de forma eficaz.
“Chegamos à conclusão de um curso que já formou 723 raiados e evolui a cada edição. Temos a edição mais completa e profissional da história, com o apoio do alto comando da instituição”.
“O curso que já era sinônimo de excelência na formação de patrulheiros táticos, teve a grade incrementada com outros três cursos da Polícia Militar de Goiás: Operação de Inteligência, Atirador Policial Designado e atendimento pré-hospitalar tático”, afirmou o comandante da Rotam, tenente-coronel José Alberto Viana.
O comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), coronel Marcelo Granja, definiu os formandos como “homens de coragem”, que mesmo diante das adversidades se mantiveram firmes no projeto de “servir e proteger a sociedade goiana”.
“O batalhão da Rotam evolui sempre à frente da criminalidade, aprimorando técnicas e as colocando em prática para fortalecer a segurança pública goiana, se tornou referência no combate a crimes de alta complexidade”, destacou.
O Batalhão de Rotam enfatiza a evolução constante de suas práticas diante das mudanças na criminalidade. A grade curricular desta 21ª edição foi ampliada, incorporando novos conteúdos em alinhamento com a recente atualização da doutrina de Rotam.
Além dos conteúdos tradicionais de patrulhamento tático, o curso agora abrange operações de inteligência, atirador designado policial e atendimento pré-hospitalar (APH) em combate, preparando os alunos para diversas circunstâncias e cenários operacionais.
Na última segunda-feira (14/10), a redução contínua nos índices de criminalidade em Goiás nos últimos seis anos foi apresentada pelo governador Ronaldo Caiado durante coletiva de imprensa.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO), houve uma diminuição expressiva nos registros de diversas modalidades criminosas entre os meses de janeiro a setembro de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Os dados incluem uma queda de 67,9% nos casos de roubo de cargas, evidenciando a eficácia das ações policiais no combate a esse tipo de crime.
Conforme os dados da SSP, houve diminuição de 30,8% no registro de roubo a comércio, de 500 casos para 346; e de 30,2% no roubo a transeunte, com recuo de 6.256 para 4.365 casos. Com relação ao roubo de veículos, a queda foi de 28,2%, passando de 770 para 553.
Já a quantidade de homicídios dolosos caiu 9,4%, de 779 para 706. Quanto aos crimes contra mulher, o feminicídio, reduziram 17,4%, passando de 46 para 38 casos; o índice de estupro caiu 6,9%.
Além disso, as forças policiais desarticularam 203 quadrilhas, com 5.976 foragidos da Justiça recapturados. No período também foram apreendidas 3.480 armas de fogo e mais de 20 toneladas de drogas apreendidas.
(Fotos: Walter Folador)