O presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisou utilizar um avião reserva para fazer a viagem de volta do México para o Brasil, na noite desta terça-feira, 1. A aeronave decolou por volta das 23h30 do aeroporto Felipe Angeles, na Cidade do México, em direção a Brasília.
O avião principal em que estavam 16 pessoas, incluindo Lula, apresentou um problema técnico e foi forçada a dar voltas no ar por mais de 4 horas. O avião presidencial VC-1 voou em círculos a uma altitude média de cerca de 3,8 mil metros do solo, informou a Agência Brasil.
Mesmo com o problema técnico resolvido ainda no ar, o avião precisou gastar combustível para aterrissar com o tanque mais leve.
A previsão é que o voo presidencial de volta para o Brasil faça uma escala no Panamá e dure cerca de 10 horas. O presidente e a comitiva brasileira devem desembarcar por volta das 9h desta quarta-feira, 2.
Na Cidade do México, Lula participou da posse da presidente mexicana Claudia Sheinbaum.
Em janeiro, o avião presidencial apresentou uma pane em Campina Grande, na Paraíba, e não conseguiu decolar. Em fevereiro, o avião presidencial interrompeu a decolagem no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, também por um problema técnico.