Um torcedor do Mallorca, da Espanha, foi condenado a um ano de prisão por cometer racismo contra Vinicius Junior e Chukwueze, nas partidas contra Real Madrid e Villarreal, respectivamente, em fevereiro de 2023. Além disso, ele está proibido de frequentar estádios durante três anos.
À época, o veículo de transmissão “DAZN” divulgou imagens em que o homem faz as seguintes declarações contra Vini Jr: “Vinicius, macaco! É um p*** macaco”.
A sentença do torcedor foi divulgada pelo Juizado de Instrução Nº 3 de Palma de Mallorca nesta quinta-feira (26). Durante as investigações, Vini Jr prestou depoimento, assim como o acusado.
“O Real Madrid, que exerceu junto com seus jogadores a acusação particular nesses processos, continuará trabalhando para proteger os valores do nosso clube e erradicar qualquer comportamento racista no mundo do futebol e do esporte”, disse o Real em nota.
Os casos de racismo sofrido pelo brasileiro fizeram Vini Jr dar fortes declarações à imprensa. Ele chegou a pedir a exclusão da Espanha como sede da Copa do Mundo de 2030, caso o país não diminua os episódios de racismo no futebol.
Recentemente, o prefeito de Madri, José Luis Martínez-Almeida, e Fernando Grande-Marlaska, Ministro do Interior, fizeram duras declarações sobre essas falas do brasileiro.