Brasil, 24 de setembro de 2024
Siga Nossas Redes
Trindade

Educação Empreendedora de Trindade amplia em 120% a participação de escolas na implantação de programa do Sebrae

Publicado em atualizado às 09:33

O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) será ampliado em 120% em Trindade, neste ano, totalizando 11 escolas municipais que vão aplicar a metodologia para alunos do ensino fundamental.

Decisão foi acertada nesta quarta-feira, 2/2, em reunião com representantes da Secretaria Municipal de Educação de Trindade, coordenadores de projetos e as analistas do Sebrae Goiás, Cleonice Maria da Silva e Nadyene Aparecida Martins Albernaz, quando fizeram um balanço da parceria em 2021 e plano de ação para 2022. Em 2021, o programa foi desenvolvido em cinco escolas, com capacitação de 80 professores e 4.069 alunos.

Outras seis novas instituições farão adesão ao programa neste ano e os professores serão capacitados na modalidade de ensino à distância (EAD). “Apesar de ter sido um ano desafiador para o ensino remoto, a equipe da secretaria de educação considerou que esse projeto foi fundamental na condução de seus alunos. Foi um ano atípico, mas eles conseguiram fechar o ano com uma feira de empreendedorismo, gerando uma repercussão excelente junto à comunidade”, destaca a analista do Sebrae, Nadyene Albernaz.


De acordo com a analista do Sebrae e gestora estadual do JEPP, Cleonice Maria da Silva, “Trindade foi a primeira cidade a iniciar a implementação do JEPP na modalidade virtual, ano passado, em virtude da pandemia e as aulas estarem em modo remoto”. “Para tanto”, continua a analista, “uma consultora do Sebrae ficou à disposição da Secretaria Municipal de Educação para apoiá-los na implantação do programa no modelo remoto. Deu tudo certo e foi a única cidade a realizar a feira do JEPP em 2021”.

O JEEP é voltado para alunos das fases fundamental, médio e técnico. A proposta é sensibilizar e motivar pais de estudantes a apoiar seus filhos na participação de atividades voltadas para o empreendedorismo.

Incentivar os alunos a buscar novos aprendizados sobre cultura empreendedora, praticar a coletividade, dentre outros temas transformadores que dão robustez à formação dos estudantes completam as expectativas dos parceiros nesta ação.

Sebrae e Trindade planejam encerrar os trabalhos neste ano com a realização de uma feira a ser montada em praça pública, para apresentar e valorizar o trabalho dos professores e reconhecer o aprendizado dos estudantes, que vão expor e vender seus produtos ao público visitante.