O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (15), em entrevista à Rádio T, do Paraná, que ainda não reconhece os resultados das eleições venezuelanas divulgadas pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que apontaram vitória de Nicolás Maduro. Segundo Lula, o presidente da Venezuela ‘está devendo uma explicação para o mundo’.
“Ainda não (sobre reconhecer se Maduro ganhou a eleição). Ele sabe que está devendo uma explicação para o mundo. Ele sabe disso. O Maduro tem seis meses de mandato ainda […] se ele tiver bom senso ele poderia tentar fazer uma conclamação ao povo da Venezuela, quem sabe até convocar novas eleições, estabelecer um critério de participação de todos os candidatos, criar um comitê eleitoral supra partidário que participe todo mundo e deixar que entre olheiros do mundo inteiro. O que eu não posso é ser precipitado e tomar uma decisão”, afirmou.
O presidente também reforçou a necessidade de que o CNE apresente os dados das eleições, e disse estar trabalhando com a Colômbia para encontrar uma solução para a crise. “Tem que apresentar os dados, tem que apresentar por algo que seja confiável. O CNE, que tem gente da oposição, poderia ser, mas mandou para a suprema corte dele. Não posso julgar a Suprema Corte de outro país. Estamos trabalhando junto com a Colômbia, tentando trabalhar junto com a Colômbia, a possibilidade de ver se encontra uma saída, por tem várias saídas. Ou fazer um governo de coalizão, uma composição”, sublinhou Lula.