O grupo Hezbollah anunciou nesta quinta-feira (1º) o disparo de dezenas de mísseis em direção a Israel. Segundo comunicado do grupo libanês, os mísseis lançados foram do tipo Katyusha e tiveram como alvo a região de Metzuva, no norte de Israel. Autoridades iranianas irão se reuniram nesta quinta-feira com representantes de aliados regionais do Líbano, Iraque e Iêmen nesta para discutir uma possível retaliação contra Israel.
A reunião ocorreu após o assassinato de Ismail Haniyeh, líder do Hamas, em Teerã, na quarta-feira (31), e depois da morte de um comandante sênior do Hezbollah em um ataque israelense nos arredores de Beirute na terça-feira (30).Representantes do Hamas, Jihad Islâmica, movimento Houthi do Iêmen, Hezbollah libanês e grupos de resistência iraquianos participarão da reunião em Teerã, diz a CNN citando a agência de notícias Reuters. “O Irã e os membros da resistência realizarão uma avaliação minuciosa após a reunião em Teerã para encontrar a melhor e mais eficaz maneira de retaliar o regime sionista (Israel)”, afirmou uma autoridade iraniana sênior sobre o encontro.
O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, e membros da alta cúpula da Guarda Revolucionária também estavam presentes. O general Mohammad Baqeri, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irã, declarou à TV estatal que “o regime sionista (Israel), sem dúvida, se arrependerá”.