Governador Ronaldo Caiado entrega cartões e escrituras em Aparecida de Goiânia: “Compromisso do governo com as pessoas mais humildes”
O auxílio do Governo de Goiás para custear parte do aluguel chegou, nesta sexta-feira (26/07), para 1.452 famílias de Aparecida de Goiânia. A entrega dos cartões do programa Aluguel Social foi realizada pelo governador Ronaldo Caiado em cerimônia no Ginásio de Esportes do Bairro Independência. Na ocasião, Caiado também entregou 133 escrituras de terrenos que passaram pelo processo de regularização fundiária.
“É um compromisso do governo com as pessoas mais humildes. São famílias que estão reconhecidamente numa situação econômica crítica e que merecem o atendimento do Estado”, enfatizou o governador sobre o Aluguel Social.
Com o repasse de R$ 350 mensais, os beneficiários podem custear despesas com moradia. “E passam a ter condições de usar a própria renda para melhorar a alimentação ou o lazer”, exemplificou Caiado.
Criado pela Agência Goiana de Habitação (Agehab), em parceria com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o Programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social promove transferência de renda, durante 18 meses, a famílias que não possuem imóvel próprio, estão cadastradas no CadÚnico do governo federal e moram no município há pelo menos três anos.
Em Aparecida de Goiânia, já são 4.085 cartões entregues desde a criação do programa.
“O Aluguel Social é uma ação inteligente, para atender pessoas que momentaneamente estão com dificuldade financeira”, complementou o vice-governador Daniel Vilela.
Ele se mostrou sensibilizado por visitar o município que foi governado pelo pai, Maguito Vilela, entre 2009 e 2016. “Existe uma Aparecida antes e depois de Maguito. Fiquei muito emocionado ao entrar aqui, porque as pessoas olham pra mim e lembram do meu pai”, contou. Maguito faleceu em 2021.
O programa chega em boa hora para a dona de casa Ariany Borba, mãe de três filhos. A beneficiária subiu ao palco para receber o cartão com a filha mais nova no colo.
“Essa menina é uma guerreira. Nasceu prematura e ficou cinco meses internada. Tem dois meses que saiu de lá (da maternidade). Estava esperando esse cartão há algum tempo, agora chegou minha vez. Só tenho a agradecer, vai ajudar bastante”, disse ela.
As 133 escrituras entregues durante a cerimônia contemplam famílias que, décadas atrás, receberam doação de terrenos do estado e aguardavam a regularização da propriedade.
“Essa ação envolve levantamento histórico, documental e definição criteriosa da área. É um trabalho contínuo. Já são milhares de casas e até propriedades rurais escrituradas. A pessoa passa a, de fato, se sentir dona da propridade”, explicou Caiado.
“Estou recebendo a minha escritura depois de 30 anos. É um sonho realizado, esperando por esse momento dia após dia”, resumiu Eliene de Souza, moradora do Jardim Tiradentes.
Além do setor, foram beneficiados proprietários de imóveis localizados no Madre Germana I e II, Bairro Independência e Colina Azul. Ao todo, já são 1.371 escrituras entregues em Aparecida de Goiânia nesta gestão.
(Foto: Wesley Costa)