Brasil, 25 de novembro de 2024
Siga Nossas Redes
Olimpíadas de Paris

Com lances polêmicos, começam jogos olímpicos de Paris

Publicado em atualizado em 29/07/2024 às 01:03

A cerimônia de abertura dos  Jogos Olímpicos de Paris 2024 começou nesta sexta-feira (26), pontualmente às 19h30 (14h30 no horário de Brasília). Em formato inédito na história das Olimpíadas, as delegações “desfilaram” atravessando o Rio Sena, saindo da Ponte de Austerlitz e chegando na Pont d’Iéna.

Após os desfiles nada convencionais, a cerimônia contou com as tradicionais formalidades da abertura, incluindo a chegada da tocha olímpica, no Trocadero, nos pés da Torre Eiffel. 

No Trocadero, Rafael Nadal, Serena Williams e lendas do esporte francês levaram a tocha até o Museu do Louvre, onde estava localizada a pira olímpica. Os responsáveis por acender a pira foram Marie Perec e Teddy Riner, lendas do atletismo e do judô, respectivamente.

Abertura

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos começou com um vídeo mostrando o ex-jogador Zinédine Zidane , campeão do mundo com a seleção francesa em 1998, carregando a tocha olímpica por Paris e mostrando os principais pontos da capital parisiense.

Na peça cinematográfica, Zidane entrega a tocha para crianças parisienses. A ideia foi mostrar a vida na “Cidade da Luz”, seja nos cafés, metrôs e nos arredores do Rio Sena. 

A gravação continua com um homem encapuzado levando as crianças para um local misterioso e segurando a tocha. O vídeo acaba e, de repente, os garotos aparecem embaixo da tradicional Ponte de Austerlitz, dando início ao evento. Nuvens de fumaça com as cores branca, azul e vermelha formaram a bandeira da França no local. 

Desfile

Como em todas as edições de Olimpíadas, a Grécia iniciou o desfile – o país europeu tem esse direito por ser o primeiro a sediar os Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896.

No caso da Paris 2024, o “desfile” foi a passagem dos barcos pela Ponte de Austerlitz. Depois do barco da Grécia, uma embarcação levando a Equipe Olímpica de Refugiados passou pela ponte e foi extremamente saudada pelo público. 

O desfile, então, seguiu a ordem alfabética, passando por Afeganistão até Zimbábue. As exceções foram as embarcações da Austrália, Estados Unidos e França, que ficaram para o fim. 

O Comitê Organizador decidiu deixar a delegação francesa por último, já que o país sedia esta edição dos Jogos Olímpicos. Já EUA e Austrália receberão as Olimpíadas de Los Angeles 2028 e Brisbane 2032, respectivamente. 

Ao todo, 85 embarcações cruzaramm o Rio Sena, sendo que algumas delegações dividiram barcos.