O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agora lidera o ranking de aprovação de presidentes da América do Sul, de acordo com a CB Consultoria e Opinião Pública. Com uma avaliação positiva de 53,6%, Lula ultrapassou o presidente argentino Javier Milei, cuja popularidade caiu, colocando-o na segunda posição. A pesquisa, realizada com 1.471 brasileiros maiores de 18 anos entre os dias 16 e 20 de julho, mostrou um crescimento de 2,3 pontos percentuais na imagem positiva de Lula em comparação com o mês anterior.
A pesquisa também destacou um crescimento significativo na aprovação do presidente da Bolívia, Luis Arce, que teve um aumento de 6 pontos percentuais em sua imagem positiva, após enfrentar uma tentativa de golpe militar no mês passado. Em contraste, o presidente colombiano Gustavo Petro registrou a maior queda em popularidade, perdendo 6,6 pontos percentuais, devido a denúncias de corrupção em seu governo.
Os presidentes Dina Boluarte, do Peru, e Gabriel Boric, do Chile, também registraram baixas avaliações, com imagens positivas de apenas 32,5% e 32,3%, respectivamente. (