O ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e atual deputado federal, Alexandre Ramagem (PL-RJ), presta depoimento nesta quarta-feira (17), na Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro.
A oitiva acontece no âmbito das investigações de um suposto esquema de espionagem ilegal contra autoridades, enquanto ele estava à frente da Agência (relembre caso abaixo). Os investigadores querem esclarecer se existe envolvimento do atual comando da Abin com os possíveis operadores do esquema, principalmente os antigos integrantes da agência que produziam relatórios contra Moraes.
O depoimento também acontece após a queda de sigilo de um áudio gravado por Ramagem de uma reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) Augusto Heleno, e as advogadas do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Os registros mostram uma discussão sobre como “blindar” o filho de Bolsonaro da investigação sobre suposto esquema de rachadinha enquanto ele era deputado federal na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).