A seleção da Argentina se tornou a maior campeã da Copa América na noite deste domingo (15) após vencer a equipe da Colômbia por 1 a 0 no Hard Rock Stadium, em Miami (EUA). Com o novo trunfo, os hermanos superaram o Uruguai e chegaram ao seu 16º título no torneio continental.
O jogo foi decidido no segundo tempo da prorrogação com gol de Lautaro Martínez, que chegou ao seu quinto tento e foi confirmado como artilheiro do campeonato. O grande astro da Argentina, Lionel Messi, por sua vez, não brilhou e foi substituído aos 20 minutos do segundo tempo com uma lesão na coxa. Ele deixou o campo aos prantos.
Ao longo da Copa América, a Argentina fez uma campanha sólida. Na fase de grupos, venceu todos os seus jogos: 2 a 0 contra o Canadá, 1 a 0 contra o Chile e 2 a 0 contra o Peru. Nas quartas de final, enfrentou o Equador e, após um empate de 1 a 1, avançou nos pênaltis (4 a 2). Nas semifinais, a Argentina derrotou o Canadá por 2 a 0.
A Colômbia também teve uma trajetória exemplar: venceu o Paraguai por 2 a 1, goleou a Costa Rica por 3 a 0 e empatou com o Brasil em 1 a 1, vencendo a partida nos pênaltis. Nas quartas de final, teve uma vitória expressiva de 5 a 0 sobre o Panamá. Nas semifinais, conseguiu uma vitória apertada sobre o Uruguai por 1 a 0.