Brasil, 20 de setembro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiânia

Cidade dos botecos e do consumo exagerado de álcool, Goiânia tem a menor taxa de obesidade do Brasil

Publicado em

Uma pesquisa do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), publicada pelo do site Trip Advisor, apontou uma curiosa particularidade da população de Goiânia. Embora entre as capitais e Distrito Federal a cidade esteja acima da média em consumo de álcool, refrigerantes e tabagismo, além da inatividade física, os moradores apresentam menor índice de doenças crônicas que a média brasileira.

O levantamento revelou que a capital de Goiás tem a menor taxa de obesidade do país, com prevalência de 14,9%, enquanto a média nacional é de 21,5%.

Além disso, o município tem o quarto menor índice de diabetes no ranking nacional, atingindo apenas 6,5% das pessoas. Em todo o Brasil, o número médio é de 8,2%.

A enfermidade crônica mais preocupante apontada foi a hipertensão arterial, que em Goiânia tem 23,7% de dominância. Apesar disso, a capital segue abaixo da média do país, que é de 25,2%.

Contudo, o trecho do estudo que trata sobre os hábitos de saúde nas capitais traz um dado que vai em caminho completamente oposto.

A capital goiana é a terceira no ranking de consumo abusivo de álcool, com prevalência de 24,7%, enquanto no resto do país a média é de 20,9%.

Goiânia também está ligeiramente acima na quantidade de pessoas sedentárias, com 15,2% da população inativa, ao mesmo tempo que no Brasil são 14,9%.

Além disso, a população goianiense é a 7ª que mais fuma (8,4%) e a 12ª que mais bebe refrigerantes regularmente (9,6%).

De positivo, a pesquisa do IEPS aponta que a capital de Goiás está acima da média em consumo de frutas e hortaliças (35,5%) e só perde para Salvador (BA) na taxa mínima de ingestão de alimentos ultraprocessados (7,1% e 6,6%, respectivamente).

O levantamento “Doenças Crônicas e Seus Fatores de Risco e Proteção: Tendências Recentes no Vigitel” foi realizado com base em dados colhidos pelo Ministério da Saúde em 2020 e divulgado em janeiro de 2022.

Trip Advisor