Keir Starmer, líder do Partido Trabalhista, foi oficialmente empossado como primeiro-ministro do Reino Unido após uma audiência com o rei Charles III no Palácio de Buckingham nesta sexta-feira (5), informa o g1. Este encontro, uma formalidade essencial na tradição política britânica, marcou a transição oficial de poder depois da vitória decisiva dos trabalhistas nas eleições gerais realizadas na última quinta-feira (4).
O Partido Trabalhista, que não liderava o governo desde 2010, alcançou uma vitória retumbante nas urnas, conquistando mais de 410 assentos na Câmara dos Comuns. Esse resultado não só garantiu a maioria absoluta necessária para formar o governo, como também representou um claro mandato popular após anos de governo conservador.
Essa reviravolta nas eleições parlamentares foi interpretada como um forte desejo de mudança por parte do eleitorado britânico.
Lulla cumprimenta Starmer
Após a vitória esmagadora do Partido Trabalhista, de centro-esquerda, nas eleições do Reino Unido, o presidente Lula (PT) parabenizou o líder da legenda, Keir Starmer, pelo X, antigo Twitter. Starmer é o novo primeiro-ministro britânico.
“Quero saudar Keir Starmer, novo primeiro-ministro eleito do Reino Unido pelo Partido Trabalhista. Desejo um ótimo mandato. Conte com o Brasil para o fortalecimento dos laços diplomáticos entre nossos países, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da democracia”, publicou Lula.