Brasil, 22 de setembro de 2024
Siga Nossas Redes
Brasil 24 Horas

Governo desiste de leilão de arroz e vai negociar manutenção de preços

Publicado em atualizado em 04/07/2024 às 20:53

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse nesta quarta-feira (3) que o Brasil descarta no momento a realização de leilão para importar arroz. A declaração foi dada em entrevista à GloboNews. 

O leilão foi determinado inicialmente por causa da tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul, o principal produtor do grão no país. Segundo o ministro, uma solução alternativa será discutida com representantes da Federação dos Arrozeiros do Estado para manutenção dos preços.

Fávaro afirmou que o atual cenário, de volta de parte da normalidade no Rio Grande do Sul, ajudou a estabilizar o preço do produto. Hoje, o ministro participa do lançamento do Plano Safra, voltado para o financiamento da produção agrícola. O valor do pacote será de R$ 475,5 bilhões.

“Tivemos problemas, é fato, nós cancelamos esses leilões. Mas o fato real é que, com a sinalização de disponibilidade do governo de comprar arroz importado e abastecer o mercado brasileiro, além da volta da normalidade em estradas, os preços do arroz já cederam e voltamos aos preços normais”, disse o ministro.