O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em São Paulo na manhã deste domingo (23) para encontros reservados com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e com o linguista Noam Chomsky, informa o G1. Ele não terá compromissos oficiais neste domingo e retorna para Brasília na segunda-feira (23).
Amigo pessoal do presidente, Chomsky se recupera de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e teve alta hospitalar na última terça-feira (18). O estadunidense é casado com uma brasileira e adotou o país como seu segundo lar nos últimos anos. Ele também é conhecido pelas suas posições políticas de esquerda e pela sua crítica à política externa do governo dos Estados Unidos.
Já o encontro com Fernando Henrique Cardoso é o primeiro desde que Lula voltou à presidência, em 2023. A última vez em que os dois estiveram juntos foi na durante a campanha eleitoral de 2022, quando o ex-presidente declarou voto no seu tradicional adversário político contra Jair Bolsonaro (PL). Na ocasião, FHC disse que votaria em Lula por conta de uma “história de luta pela democracia e inclusão social.