Brasil, 22 de setembro de 2024
Siga Nossas Redes
Internacional

Esquerda elege primeira mulher presidente do México

Publicado em atualizado em 04/06/2024 às 19:12

A população do México foi às urnas neste domingo (2) e elegeu, pela primeira vez em sua história, uma mulher como presidente da República: Claudia Sheinbaum, 61, cientista climática e ex-prefeita da Cidade do México.

Candidata apoiada pelo presidente mexicano López Obrado, ela venceu eleição com vantagem de 30 pontos percentuais sobre a segunda colocada

Após o anúncio do resultado, multidões de apoiadores de Sheinbaum agitaram bandeiras, cantaram e dançaram ao som de mariachis na praça principal da Cidade do México, celebrando a vitória da candidata do partido que está no poder.

“Quero agradecer a milhões de mulheres e homens mexicanos que decidiram nos dar o seu voto neste dia histórico”, disse Sheinbaum num discurso de vitória perante a multidão. “Não os decepcionarei”, prometeu. As projeções apontam para a maior percentagem de votos na história democrática do México.

Nesta segunda-feira (3), a oposicionista Xóchitl Galvez admitiu a derrota. “Há poucos minutos entrei em contato com a Dra. Claudia Sheinbaum para reconhecer os resultados da eleição”, disse Gálvez a apoiadores em um hotel na Cidade do México.

Além de escolherem a nova presidente, os mexicanos puderam votar em membros do Congresso, em vários governadores e em uma miríade de autoridades locais, totalizando mais de 20 mil cargos.