O estado de Santa Catarina agora vive momentos parecidos com os que o povo gaúcho passou dias atrás. Um alto volume de chuva concentrado na região do Vale do Itajaí resultou em cheias em diversos municípios, desalojando e desabrigando quase mil pessoas.
No momento, são 654 pessoas desabrigadas (estão em abrigo público) e 271 desalojados (estão na casa de parentes). Entretanto, mais de 70% dos afetados são de um único município, Rio do Sul, com 483 pessoas alojadas em abrigos municipais.
Conforme a Prefeitura de Rio do Sul, sábado (18) foi o dia mais chuvoso da cidade nos últimos oito anos. Em apenas 24 horas, o município registrou 152,2mm de chuva, superando o então recorde que foi em 4 de maio de 2022, com 99,8mm.
Em Florianópolis, foi constatada apenas uma ocorrência. As chuvas da madrugada de sábado alagaram a obra de um hotel no bairro de Canasvieiras, causando danos no muro de divisa entre edificações e vazamento de gás. Os bombeiros foram acionados e as pessoas que estavam no hotel foram realocadas pelo proprietário, sem maiores danos.
\