Ao acompanhar as Cavalhadas de Pirenópolis na tarde deste domingo (19/05), o governador Ronaldo Caiado ressaltou a importância de valorizar a história, a cultura e a tradição do povo goiano, promovendo ao mesmo tempo o turismo, que gera emprego e renda nos municípios.
Pirenópolis integra o chamado Circuito das Cavalhadas, projeto estadual que engloba 15 cidades e este ano recebeu aporte de R$ 4 milhões do Governo de Goiás. A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, o vice-governador Daniel Vilela e os secretários da Retomada e da Cultura, César Moura e Yara Nunes, também prestigiaram o evento.
Caiado ressaltou o compromisso do estado com a cultura e enfatizou a importância das Cavalhadas. “O Governo de Goiás trabalha para incluir cada dia mais cidades no Circuito das Cavalhadas. Tudo aqui é da melhor qualidade, dentro daquilo que é a tradição. Trabalhamos para manter viva essa beleza que é a encenação do combate entre mouros e cristãos e também para movimentar a economia dos municípios”, afirmou o governador.
A primeira-dama Gracinha Caiado se mostrou uma admiradora da tradição das Cavalhadas. “Em 2019 eram 11 municípios com Cavalhadas, hoje são 15. Isso sem dúvida traz alegria para população, gera emprego e renda, então vamos garantir que fomentar essa tradição seja uma missão de estado e não de governo. Tudo que é bom tem que ficar”, declarou ela.
O vice-governador Daniel Vilela destacou que a festividade reconecta o povo goiano com uma tradição cultural extremamente rica. “O estado tem feito todos os esforços para que haja Cavalhadas em todas as cidades, recuperando, inclusive, a tradição de algumas delas. É um investimento não apenas na cultura, mas também no desenvolvimento econômico e social”, reiterou.
Realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e em parceria com as prefeituras, o Circuito das Cavalhadas 2024 abrange 15 municípios goianos. É a maior edição do evento. Ao todo, o Governo de Goiás destinou aos municípios R$ 4 milhões para a realização das festividades.
As prefeituras são responsáveis pela aplicação dos recursos, utilizados para a montagem de tendas e estruturas de arquibancada, divulgação, compra de fantasias e adornos, entre outros itens.
“Nosso foco sempre é a segurança das pessoas. Então trabalhamos para uma estrutura segura, com a Polícia Militar fazendo o monitoramento do circuito, câmeras e também com acessibilidade. Com essa novidade, pessoas que têm algum tipo de dificuldade de locomoção conseguem participar de todo o Circuito das Cavalhadas”, explicou a secretária da Cultura, Yara Nunes.
Consideradas patrimônio imaterial do estado, as Cavalhadas são realizadas em Goiás há mais de 200 anos. Trata-se da encenação de batalhas entre cavaleiros cristãos, vestidos de azul, e mouros, trajados de roupas vermelhas, inspiradas no livro “Carlos Magno e os doze pares da França”.
As Cavalhadas fazem parte da programação da Festa do Divino Espírito Santo e reúnem religiosidade, cultura e conexão com as raízes de uma tradição centenária.
(Fotos: André Saddi)