Foi lançado na segunda-feira (31/01) o Desafio de Carnaval, combinando mudança de alimentação com exercícios pesados. O desafio é organizado em três edições ao ano como parte da programação do Projeto Mexa-se da Prefeitura de Trindade, organizado pela Secretaria de Esporte e Juventude.
O Desafio de Carnaval inicia com a medição e pesagem dos alunos que frequentam o Mexa-se, projeto idealizado pelo prefeito Marden Júnior quando ainda era vereador, e que oferece gratuitamente práticas esportivas em locais equipados como a Academia da Saúde, Parque Lara Guimarães, CEU das Artes e Ginásio do Setor Maysa.
Sequências de exercícios pesados são passadas para as turmas durante as aulas, junto com cardápios personalizados envolvendo cortes semanais, por exemplo, de açúcar, álcool, massas, etc, conforme a meta e a saúde do aluno permitir.
A secretária de Esporte e Juventude, Luana Martins, destaca que a realização do Desafio de Carnaval já é uma tradição entre os praticantes de esporte atendidos pela Prefeitura de Trindade abraçada pelo Mexa-se. “É uma forma de estimular hábitos mais saudáveis junto com a redução de medidas através de acompanhamento nutricional e uma carga maior de exercícios”, explica.
A secretaria destinou uma série de equipamentos como pesos e balanças para os locais onde o Mexa-se acontece para dar condições aos participantes de fazerem as atividades e monitorarem o peso.
“A motivação e o ânimo dos alunos crescem a cada avaliação nutricional semanal com os resultados em perda de peso e redução de medidas”, enfatiza também a coordenadora da Academia da Saúde, Gabriela Lacerda.
A empreendedora e confeccionista Renata Vieira é testemunha de que competir para perder peso e melhorar a forma física é empolgante. “Dá um grande bem-estar, eu tenho muito mais disposição durante o dia”, destaca ela.
Essa mudança de hábitos é justamente o foco da nutricionista do Mexa-se, Bruna Rafaela Rosa Alves. “Retirar produtos industriais, ou açúcar, motivar a perda de peso aliando isso à saúde”, é a mensagem que ela transmite.
Nas consultas, além de pesar, a nutricionista confere as circunferências da cintura, do abdome e do quadril dos participantes do desafio e orienta sobre o cardápio recomendado na semana para cada pessoa. Os efeitos são conferidos na próxima consulta com a profissional.
Após sair dos 100 quilos para 73 quilos com atividades físicas e controle da alimentação, a dona de casa Elba Cristina, moradora do Setor Santo Afonso, agora entrou firme também no Desafio de Carnaval. “Melhorou muito minha saúde com a prática de exercícios, mas foi a primeira vez que tive acesso a uma nutricionista da Prefeitura junto com a as atividades, isso dá ainda mais empolgação”, contava após a consulta, nesta segunda-feira.
A primeira edição do desafio termina na semana que antecede o feriado de Carnaval (01/03). As próximas edições serão em agosto, na volta das férias, e no final de 2022, para fechar o ano.