Na tarde desta segunda-feira (31/02), o prefeito Marden Júnior assinou os decretos de tombamento dos prédios do Paço Municipal, onde fica a antiga Prefeitura, na Praça Constantino Xavier, e do Castelinho e Casa de Cultura, além do tombamento da Feira de Domingo, que tem grande relevância histórica e cultural.
Marden Júnior lançou ainda o Calendário Cultural 2022, homenageando 25 personalidades que influenciaram a vida e a história da cidade.
As iniciativas da Prefeitura de Trindade têm à frente a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
Marden Júnior frisou que o tombamento dos dois prédios vai resultar em maior preservação dos espaços, dissipando qualquer especulação sobre destinações adversas que possam atentar contra a grande envergadura destas edificações para a história de Trindade. “Fizemos o tombamento municipal para quem ninguém apague a história que é baseada nas nossas origens. Temos muito respeito por isso”, observou.
Segundo o prefeito, com o tombamento a destinação será para preservação. Ele citou o caso do Paço, que tem vocação para exposições, museu, para apresentações culturais, informando que em um dos pontos da Praça Constantino Xavier haverá uma central de monitoramento para dar segurança à região.
No caso do Calendário Cultural, este foi o segundo ano consecutivo em que a homenagem foi prestada a personalidades que se destacam na história do município.
O prefeito destacou a oportunidade de “mostrar nosso respeito e nosso carinho às nossas raízes, até porque que não existem galhos nem folhas sem as raízes”. A valorização do que é trindadense, enfatizou Marden Júnior, é algo que se deve esperar sempre da gestão dele.
No ano passado houve o lançamento do primeiro Calendário Cultural, onde os homenageados foram pioneiros da cidade. “O Calendário Cultural de 2022 reconhece as raízes da cidade, por meio do legado das pessoas e suas atividades no passado”, explica o secretário Warley Lopes.
Secretários municipais, vereadores e parentes e amigos dos homenageados prestigiaram o evento no auditório do Centro Administrativo. Entre eles, o pároco João Bosco de Deus, que abençoou a iniciativa com orações. No calendário, junto com figuras de grande destaque no universo cultural, como o teatrólogo Octávio Zaldivar Arantes, mais conhecido como Otavinho Arantes, três religiosos estão minibiografados: Padre Leodônio Marques de Assis, Padre Gabriel de Campos Vilela e Padre Ângelo Licati.
Estão homenageados no Calendário Cultural 2022 de Trindade, com fotos e minibiografia:
Aldenora Pereira Marques
Dagmar Reis de Barros
João Pereira dos Santos
Pierre de Freitas
Adevair de Paula (Dedê)
Cristiano Paulo Vaz
Juvenil Ricardo de Freitas
Pedro Alves de Moraes (Pedrão)
Padre Leodônio Marques de Assis
Padre Ângelo Licati
Jonas Pires de Campos Junior
Dilson Alberto de Souza
Padre Gabriel de Campos Vilela
Geraldo Magela da Silva
Inácia Correia da Silva
Vanilda Célia Carneiro
Joana Borges Guedes (Joanoca)
Lazaro Lucas Borges (Lucas Alfaite)
Alvino Antônio Alves
Carlos Reinish
Maria Sebastiana Alves Monteiro (Maroca)
Ernestina Lima Marra da Silva
Miguel Cazé
Francisco Cândido de Lima (Chiquinho da Jardineira)
Octávio Zaldivar Arantes (Otavinho Arantes)