Brasil, 28 de novembro de 2024
Siga Nossas Redes
Brasil 24 Horas

TRE do Paraná começa julgamento que pode cassar mandato de Moro

Publicado em atualizado em 02/04/2024 às 07:08

O TRE  do estado do Paraná julga nesta segunda-feira (1) as ações que pedem a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR). O julgamento deve se estender até o dia 8 de abril.

Moro enfrenta acusações referentes ao processo eleitoral que o elegeu senador, em 2002, como abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação em ações de investigação judicial eleitoral. As ações são movidas pela coligação Federação Brasil da Esperança, composta pelos partidos PCdoB, PV e PT, e  pelo PL.

Inicialmente, Moro planejava concorrer à Presidência pelo Podemos, mas acabou lançando-se como candidato a deputado federal por São Paulo e, por fim, concorreu ao cargo de senador pelo Paraná.

O julgamento do ex-juiz ocorre em meio ao isolamento político e crescente rejeição popular. Pesquisa AtlasIntel divulgada no mês de fevereiro mostra que Moro é o político mais impopular do Brasil, seguido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). De acordo com o levantamento, 65% dos entrevistas disseram ter uma imagem negativa do ex-juiz,. O percentual de imagem negativa de Lira é semelhante: 62%.