A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado, 30, aponta que 71% dos brasileiros consideram que a democracia é a melhor forma de governo possível. O levantamento aponta, também, que 7% acredita que uma ditadura é preferível sob certas circunstâncias, enquanto 18% dizem que ‘tanto faz’ a forma de regime.
O apoio de 71% ao regime democrático aparece entre os patamares mais elevados desde o começo do levantamento, mas apresenta queda em relação ao índice de 79%, de outubro de 2022, quando o então presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou contra o sistema eleitoral, às vésperas do 2º turno das eleições.
Desde então, o índice teve queda para 74%, quando mensurado em dezembro de 2023. Na ocasião, o índice de ‘tanto faz’ oscilou em três pontos percentuais para cima, enquanto a aceitação a ditadura permaneceu no mesmo patamar, informou a Folha de S. Paulo.
De acordo com o instituto, o maior apoio à democracia está entre a classe média e os mais ricos, sendo de 87% entre quem ganha de 5 a 10 salários mínimos e 85% na faixa de renda superior. Entre as mulheres, a aceitação é menor, de 66%.
Este é o trigésimo levantamento em que o instituto mede a disposição democrática brasileira. A série histórica teve início em setembro de 1989, um mês antes das eleições presidenciais diretas após o período da ditadura militar, encerrada em 1985.
O Datafolha ouviu 2.002 cidadãos em 147 cidades do país. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou menos.