O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi intimado a comparecer à Superintendência da Polícia Federal, em São Paulo, nesta terça-feira, 27, às 14h30, para depor sobre uma suposta “importunação intencional” a uma baleia jubarte durante uma visita a cidade de São Sebastião, no litoral norte paulista, em junho de 2023.
Na ocasião, Bolsonaro teria se aproximado da baleia enquanto pilotava um jetsky. O advogado Fabio Wajngarten também deve ser ouvido pela corporação, pois estava presente na viagem.
Por meio de uma publicação no X (antigo Twitter), Wajngarten confirmou os depoimentos. “Hoje o presidente Jair Bolsonaro e eu prestaremos depoimento na PF de SP a respeito do tema de importunação a baleia”, disse.
Em novembro de 2023, o MPF (Ministério Público Federal) passou a acompanhar o inquérito elaborado pela PF sobre o caso. A promotora Marília Soares Ferreira Iftim ressaltou que vídeos e fotos divulgados nas redes sociais mostram o momento em que uma moto náutica, de motor ligado, chegou a 15 metros da baleia, que estava na superfície. Há suspeitas de que o ex-presidente estava pilotando o jetsky.
Durante um evento do PL Mulher, em novembro, Bolsonaro ironizou a decisão do MPF de acompanhar as investigações e ainda usou a situação para fazer um comentário gordofóbico contra o então ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.