Brasil, 19 de janeiro de 2025
Siga Nossas Redes
Brasil 24 Horas

Lewandowski afasta direção e nomeia interventor no presídio federal de Mossoró

Publicado em atualizado às 19:42

(Reuters) – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, decidiu afastar a direção da penitenciária federal em Mossoró, no Rio Grande do Norte, e determinou uma intervenção na prisão após a fuga de dois detentos de alta periculosidade nesta quarta-feira, informou a pasta, após incidente que inaugurou o primeiro grande desafio do novo ministro.

Segundo nota divulgada pelo ministério, o afastamento da diretoria é “imediato” e já foi escalado um interventor para assumir a gestão da unidade.

“O policial penal federal que assumirá o presídio já está na cidade. Ele embarcou para o local, na tarde desta quarta-feira, com o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia”, afirmou a nota. Garcia viajava acompanhado de outros seis servidores para a apuração presencial do ocorrido.

Dois presos escaparam de um presídio destinado a detentos de alta periculosidade em Mossoró, marcando a primeira fuga do tipo desde a implementação do Sistema Penitenciário Federal, em 2006.

O Ministério da Justiça informou que Lewandowski adotou uma série de providências, que incluem “uma imediata e abrangente revisão de todos os equipamentos e protocolos de segurança nas cinco penitenciárias federais”.

Adicionalmente, o ministro acionou a Direção-Geral da Polícia Federal para que envie equipe de peritos ao local para atuar na recaptura dos fugitivos, ação que já conta com o engajamento de mais de 100 agentes federais, segundo a pasta.

Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Lewandowski assumiu a pasta da Justiça e Segurança Pública no início deste mês no lugar de Flávio Dino, que assumirá uma cadeira no STF.