Nove bailarinos da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França foram classificados para a final do Youth America Grand Prix (YAGP) 2022, considerado o maior festival de balé do mundo em ofertas de bolsas de estudo para bailarinos. A disputa será de 12 a 19 de abril, na cidade de Tampa, na Flórida (EUA).
Os bailarinos foram selecionados durante a inédita seletiva do YAGP no Teatro Escola Basileu França, encerrada no último dia 23 de janeiro. Mais de 500 dançarinos do Brasil, México, Chile e Argentina participaram das competições.
Segundo a coordenadora de Dança do Basileu França, Simone Malta, só de eles estarem na competição mostra o quanto são talentosos. “Eles representaram muito bem a escola e a qualidade que a EFG preza”, completa.
A rotina dos bailarinos do Basileu França é puxada. Eles treinam, em média, oito horas ao dia. “Têm aula de balé clássico, pilates, contemporâneo. Fora os ensaios de variação do clássico e do contemporâneo, porque eles têm que apresentar lá na final do YAGP”, explica a coordenadora.
Diretora da EFG em Artes Basileu França, Lóide Magalhães lembra que o diferencial da escola é a preparação. “O aluno do Basileu já sai pronto para o mercado de trabalho. Além disso, outro distintivo importante é que eles também têm a oportunidade de dançarem e treinarem muito, já que contam com um teatro dentro da escola.”
Os selecionados:
– Miguel Oliveira (Prix SêniorAlessandro Loiola (Prix Pré)
– André Mara (2º lugar Sênior)
– Giovana Nascimento (2º lugar Sênior)
– Nattalia Tiemi (2º lugar Sênior)
– João Pedro (1º lugar Júnior)
– Manoel Neto (2º lugar Júnior)
– Antônia Manrique (2º lugar Júnior)
– Vivien Palmer (2º lugar Pré)