O prefeito Rogério apresentou detalhes do Programa Centraliza para comerciantes da região Central de Goiânia, na manhã desta quarta-feira (31/1), durante café da manhã promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas-GO). Na ocasião, foram discutidos aspectos do estudo de viabilidade do projeto e o impacto do programa para a requalificação do centro histórico da Capital.
“O nosso projeto não se trata de uma simples revitalização. Nós encontramos na Prefeitura de Goiânia vários projetos de revitalizações, porém pontuais. O Centraliza é uma requalificação que envolve todo o Centro da Capital. Nós fizemos uma demarcação importante, ampliando a área beneficiada pelo novo Código Tributário e outras leis enviadas para Câmara e já votadas para incentivar que os comerciantes e os moradores do Centro tenham a vida que sempre desejaram ter”, explicou o prefeito Rogério. “Não é um projeto da gestão Rogério, é um programa de governo, que deve ser mantido”, completou.
O secretário municipal de Finanças (Sefin), Vinícius Alves, detalhou aspectos do projeto que incluem a natureza da Parceria Público-Privada para execução da proposta, os investimentos na área de segurança, iluminação pública, infraestrutura de telecomunicações, geração de energia fotovoltaica e a viabilidade econômica do programa.
O projeto inclui, entre outros pontos, melhoria no sistema de segurança das 333 escolas da região, com a instalação de câmeras com capacidade de reconhecimento facial e detector de metal, monitoramento do trânsito com reconhecimento facial e leitura de placas, instalação de 503 km de fibra ótica, 61 totens Inteligentes nos pontos turísticos e investimentos privados que devem gerar cerca de 2.744 empregos. De acordo com o secretário Vinícius Alves, o projeto tem potencial para gerar economia de mais de R$ 3 milhões mensais para os cofres do município.
Atualmente estão em execução obras de infraestrutura na região Central. São 30 ruas que passam por restauração do pavimento asfáltico, além das avenidas Araguaia, Tocantins, Paranaíba, 74 e 68. O trabalho será realizado por blocos de ruas, para causar o mínimo impacto possível no trânsito. As obras vão até abril do próximo ano por meio do Programa 500 KM, executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). Também estão sendo recuperadas calçadas deterioradas e trocadas as lâmpadas de vapor de sódio por novas luminárias de LED.