Uma exposição de 53 telas sob o título ‘Pé de Pau em Mato Verde’, do arquiteto Jadir Mendonça de Lima, marca o início da temporada de 2024 da Vila Cultural Cora Coralina, localizada no Centro de Goiânia. A mostra acontece 1º de fevereiro, a partir das 18h30, e seguirá em cartaz até 3 de março, no salão Antônio Poteiro.
A vocação de Jadir para a pintura começou na década de 70. Aluno de Frei Confaloni e Amaury Menezes na PUC Goiás, o artista desenvolveu técnica refinada para a confecção de suas telas em tinta acrílica. Jadir também é urbanista e paisagista. Foi diretor de planejamento da Companhia de Desenvolvimento de Goiás, antiga Codeg, no primeiro governo de Iris Rezende.
No campo profissional, trabalhou na implantação da Usina de Corumbá IV e no projeto Rio Formoso, tendo acompanhado de perto a edificação da Vila Mutirão e dos bairros da Vitória, Primavera, Floresta, Boa Vista, São Carlos e São Domingos, todos em Goiânia, além do Conjunto Morada do Morro, em Senador Canedo.
Jadir é irmão do jornalista e escritor Ivan Mendonça, autor do livro ‘O Espião do Morro’, lançado em 2019, que narra as mutações do jornalismo impresso após a chegada das redes sociais, além das entrelinhas e dos bastidores da ascensão e queda do Tempo Novo em Goiás.