Além de atuar como mediador nas relações institucionais, João Vitor vai representar a entidade em eventos, atuando também na luta contra o preconceito e o capacitismo.
Com início em janeiro de 2021, o Downlândia nasceu com o objetivo de acolher e levar informação de qualidade sobre a síndrome de Down. Hoje, é uma das instituições ligadas ao trabalho com a trissomia 21 mais importantes do país, com sede em São Paulo. Foi fundado por Pâmela Galvão , Ana Paula Camilo e Monise Sbrissa, as três mães de crianças com a síndrome down.
A escolha de João Vitor se deu pelo trabalho que ele desenvolve como influencer, criador de conteúdos e palestrante, em todo o país, contra o preconceito e o capacitismo e a favor da inclusão de pessoas com deficiência.
Jvdepaiva, como é conhecido nas redes sociais, é hoje um dos principais nomes do Brasil quando se fala em representatividade. Ele tem mais de 650 mil seguidores, sendo 400 mil somente no Instagram. É também o primeiro aluno com síndrome de Down do curso de Educação Física da PUC-Goiás e conselheiro jovem do Unicef no Brasil.