Serão atendidos pacientes que foram avaliados e triados, e que já tiveram suas próteses ou órteses confeccionadas
A Oficina Ortopédica Itinerante do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), estará na cidade de Goiás, da próxima segunda-feira (29/02) até a sexta-feira (02/02) para fazer a entrega de 240 dispositivos ortopédicos.
Serão atendidos os pacientes que já foram avaliados e triados, e que já tiveram suas próteses ou órteses confeccionadas.
O supervisor da Oficina Itinerante do Crer, Rodrigo Silveira Campos, relata que todo o atendimento ofertado é gratuito, custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Sabemos que, para muitos dos nossos pacientes, esse atendimento assegura a oportunidade de conseguir uma maior mobilidade, e assim, mais qualidade de vida. Desta forma, diante de qualquer eventualidade, como uma quebra de encaixe do dispositivo, por exemplo, esse paciente aciona o Crer para manutenção da peça, que é realizada pela nossa equipe em Goiânia”, afirma.
O supervisor explica que os aparelhos são confeccionados na Oficina Ortopédica do Crer, em Goiânia, e que a unidade móvel é estruturada com equipamentos que permitem ajustes e adaptações de órteses, próteses, coletes ortopédicos, palmilhas, calçados para pés neuropáticos, confecção de adaptações, ajustes e alguns consertos em dispositivos ortopédicos já utilizados pela população.
Lançada em agosto de 2017, a Oficina Itinerante do Crer já atendeu mais de 5,3 mil pacientes, garantindo a entrega de 10.700 aparelhos ortopédicos em todo o estado até maio de 2023.
Rodrigo Campos reforça que a Oficina Itinerante possibilita a democratização do acesso aos serviços ortopédicos ofertados pelo centro de reabilitação estadual.
“Nosso propósito é cuidar de vidas, garantindo um atendimento humanizado e de qualidade. A Oficina Itinerante além de facilitar o acesso da pessoa com deficiência às próteses e órteses, transforma vidas assegurando um serviço de excelência em todo o estado de Goiás”, pontua Rodrigo.