Mabel destaca queda de 11,6% na taxa de desemprego e diz que indústria goiana é o setor que mais gera empregos em Goiás
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Sandro Mabel, afirmou neste sábado (29) que a redução do desemprego no país é um bom sinal e indica reação da economia.
Segundo o líder empresarial, os dados são muito positivos. “No trimestre encerrado em novembro, a taxa de desocupação no país caiu para 11,6%, com a diminuição de 10,6% no número de desempregados em cerca de 1,5 milhão de pessoas”, observou, citando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgados pelo IBGE.
De acordo com ele, a queda em relação ao trimestre anterior foi de 1,6 ponto percentual, mas o número de pessoas sem ocupação ainda é altíssimo: 12,4 milhões.
Sandro Mabel sublinhou que, entre o trimestre encerrado em agosto e o período encerrado em novembro, 3,2 milhões de pessoas conseguiram ingressar no mercado de trabalho, um aumento de 3,5% no número de pessoas ocupadas.
“A recuperação do emprego está fora da órbita da sazonalidade do fim de ano, já que os números se referem ao trimestre encerrado em novembro, deixando, portanto, de fora o mês dezembro”, salienta.
Ele assinala que a curva do emprego é ascendente em Goiás e que a indústria goiana é um dos setores econômicos que mais geram postos de trabalho no estado.