Meio ambiente > Cerrado registra desmatamento recorde de 43%

Cerrado registra desmatamento recorde de 43%

O Cerrado atingiu o maior índice de desmatamento desde 2019, primeiro ano completo da série histórica do levantamento para o bioma pelo sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Segundio os dados divulgados pelo Inpe nesta sexta-feira (5), foi registrado um aumento de 43% das áreas em alerta em 2023, em comparação com 2022. Os índices levam em conta o chamado ano civil (período total de janeiro a dezembro).

Em 2023, a área com alertas de desmatamento foi de 7.828 km². O Maranhão foi o estado que teve a maior perda de vegetação: 1.765 km². Depois, aparece Bahia, com 1.727 km², e Tocantins, com 1.604 km².

Os dados divulgados nesta sexta-feira são do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Inpe, que produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares. Devido ao calendário de divulgação, os dados publicados até agora vão só até o dia 29 de dezembro. Esses números do Deter representam um alerta precoce, mas não são os oficiais – esses são divulgados pelo sistema Prodes anualmente.

Compartilhe:  

Outras Notícias