O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu que 2024, o segundo ano do seu terceiro mandato, será um período de viagens pelo país para apresentar as ações do governo. Em ano de eleições municipais, o presidente aposta na estratégia para melhorar a aprovação do governo e tentar impulsionar seus candidatos. O chefe do executivo ainda ressaltou aos ministros que acabará a “moleza” de permanecer no Palácio do Planalto, pois é preciso “conversar com muita gente” em 2024.
De acordo com reportagem do G1, Lula possui como meta central neutralizar ameaças golpistas após as ações bolsonaristas de 8 de janeiro. Além disso, é prioridade também recriar programas sociais, a exemplo do Bolsa Família, Mais Médicos e Minha Casa, Minha Vida.
No campo econômico, a reportagem destaca a aprovação de uma nova regra para as contas públicas e a reforma tributária, além de lançar um pacote de obras no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Já no campo das relações exteriores, Lula pretende restabelecer laços com países e organismos multilaterais.