Brasil, 29 de setembro de 2024
Siga Nossas Redes
Economia

Bolsa tem novo recorde histórico e fecha acima de 132 mil pontos

Publicado em atualizado em 23/12/2023 às 13:13

O Ibovespa fechou em alta firme e alcançou máxima histórica no fechamento desta quinta-feira (21). Os números positivios decorrem da promulgação da Reforma Tributária, da disparada das ações de Vale, em função da alta dos futuros do minério de ferro na Ásia, e de um pregão positivo em Wall Street. Índice acionário de referência da bolsa brasileira, o Ibovespa subiu 1,05%, a 132.182,01 pontos, fechando pela primeira vez acima dos 132 mil pontos.

Na máxima do dia, o índice foi a 132.276,93 pontos, e, na mínima, a 130.822,35 pontos. O volume financeiro da sessão somou 19,7 bilhões de reais, bem abaixo da média diária de 27,2 bilhões neste mês até a véspera.

“Vemos o mercado bem orientado pela dinâmica dos juros no exterior e por preferência dos investidores às (empresas de commodities) metálicas”, disse o analista Luis Novaes, da Terra Investimentos. Ele destacou a possibilidade de novos estímulos na China, que poderiam beneficiar os preços do minério de ferro.

Em Wall Street, os principais índices acionários subiram entre 0,9% e 1,3% nesta quinta-feira, retomando os ganhos após sessão anterior negativa. Dados de atividade econômica e do mercado de trabalho norte-americano divulgados nesta manhã endossaram expectativas de agentes financeiros de que o Federal Reserve cortará os juros no primeiro semestre do ano que vem.

O Ibovespa vem renovando máximas históricas intradiárias e de fechamento neste mês, em especial pela perspectiva de corte de juros em 2024 nos Estados Unidos, o que tem atraído capital externo para a bolsa.

“Após o vencimento das opções de futuro de Ibovespa e de ações (na semana passada), o que estamos observando é que o volume da bolsa diminuiu, mas o gringo continua comprando”, disse Anand Kishore, gestor de renda variável da Daycoval Asset.