Brasil, 24 de novembro de 2024
Siga Nossas Redes
Brasil

Filme sobre Olavo de Carvalho reestreia em SP com público de 20 pessoas

Publicado em

O Belas Artes, um dos mais tradicionais cinemas de São Paulo e point da esquerda cinéfila, voltou a exibir, na quinta-feira (27), o documentário sobre Olavo de Carvalho. “O Jardim das Aflições” retornou à tela após a morte de Olavo na última segunda-feira (24) no estado da Virgínia (EUA). André Sturm, proprietário do cinema, atendeu ao pedido do diretor Josias Teófilo, com quem conversou diretamente.

Apesar de ser um fenômeno na internet, autor de best-sellers e guru da extrema-direita brasileira — chegou até a indicar nomes de ministros a Jair Bolsonaro —, o filmevsobre Olavo não foi sucesso de público. Dos 135 lugares da sala 3, apenas cerca de vinte estavam ocupados.

“O Jardim das Aflições” estreou em 2017 e enfrentou severa resistência à época. No Recife, terra de Josias Teófilo, a exibição do filme na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) terminou em pancadaria. Cineastas que fariam parte da 21ª edição do Cine PE pediram que suas obras fossem retiradas do festival, depois da inclusão de “O Jardim das Aflições”. A mostra chegou a ser adiada. O filme recupera trechos do livro homônimo de Olavo, e aborda sua visão de mundo e sua suposta corrente filosófica. Quem for assisti-lo esperando pregação antivacina, teorias da conspiração sobre esquerdistas pedófilos e revelações como “o verdadeiro autor das músicas dos Beatles é o filósofo alemão T… – Veja mais em https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2022/01/28/filme-sobre-olavo-de-carvalho-reestreia-em-sp-com-publico-de-20-pessoas.htm?cmpid=copiaecola