De olho nas eleições municipais de 2024, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou nesta segunda-feira (11) a gratuidade do transporte público aos domingos.
Com isso, a partir de 17 de dezembro, os ônibus serão gratuitos de 0h às 23h59. A “Tarifa Zero” também será aplicada nos feriados de Natal (25 de dezembro), Ano Novo (1º de janeiro) e em 25 de janeiro, aniversário da capital paulista.
Segundo a prefeitura, a proposta da medida é incentivar o uso do transporte público, ampliar o acesso ao lazer, parques, centros esportivos, eventos culturais, melhorar a economia e a oferta de empregos na cidade.
Nunes destacou que não haverá aumento de recursos para custear a iniciativa. Segundo a prefeitura da capital paulista, aos domingos, 2,2 milhões de passageiros utilizam 1.175 linhas de ônibus municipais.
Inicialmente, o atendimento será feito com a frota atual operacional de 4,8 mil ônibus. No entanto, estudos da SPTrans mostram que, aos domingos, há 60% de capacidade ociosa na frota em alguns períodos, o que permite absorver uma demanda maior de passageiros.
A prefeitura de São Paulo ressalta que, com a tarifa zero, deixará de receber pelo preço pago aos domingos R$ 280 milhões no ano.
“Mas quando a gente paga e já tem o subsídio do transporte, em que se tem 60% de ociosidade, tecnicamente estará zerado esse custo, porque a gente vai levar benefícios para a população. Então, tecnicamente, não existe um aumento de recurso”, explicou Nunes.
A SPTrans orienta que os passageiros devem usar o Bilhete Único ao passar na catraca. Porém, a tarifa não será cobrada no validador.
Portanto, o usuário de ônibus que não tiver o cartão de ônibus da cidade São Paulo, terá a catraca liberada pelo cobrador ou pelo motorista.