Brasil, 22 de novembro de 2024
Siga Nossas Redes
Últimas Notícias

Polêmico, Milei toma posse em meio a uma crise econômica sem precedentes

Publicado em atualizado em 11/12/2023 às 22:24

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, toma posse neste domingo (10) após vencer o candidato derrotado Sergio Massa no segundo turno eleitoral. A cerimônia será iniciada no Congresso argentino, em Buenos Aires, às 11h (horário de Brasília).

A Argentina vive uma crise econômica sem precedentes. Esse vai ser o desafio de Javier Milei assim que vestir a faixa presidencial neste domingo. A inflação está nas alturas: 147% nos últimos 12 meses e a economia deve fechar o ano em recessão, com mais de 40% da população abaixo da linha da pobreza.

Vai ser pouco tempo para festa. Na segunda-feira (11), na Casa Rosada, sede da presidência da Argentina, Javier Milei promete colocar em prática o chamado plano “Motosserra”, com propostas para cortar os gastos do governo. O político deve anunciar pelo menos 14 medidas econômicas e fiscais. 

Milei deve tentar intervir no câmbio para conter a inflação. A equipe econômica do novo governo quer suspender a emissão de pesos (moeda local) como o primeiro passo para dolarizar a economia do país sul-americano. 

As obras públicas também serão suspensas, exceto aquelas com financiamento estrangeiro. O governo de Milei também vai apostar nas privatizações, convertendo empresas públicas em sociedades anônimas – para facilitar a venda de estatais. E também promete não controlar mais os preços dos combustíveis e planos de saúde.

Essas medidas seriam imediatas, sem precisar de aprovação do Congresso. Esse, inclusive, é outro desafio de Milei. O governo não tem maioria no Senado e nem na Câmara, e vai precisar negociar acordos para aprovar futuras reformas.

Nas ruas, o novo presidente vai encontrar uma população dividida e que vai pressionar por mudanças rápidas na economia.